Ocorreu entre os dias 5 e 8 de abril em Montreal, no Canadá, o FMAS (Symposium on Fatigue Management Approaches) 2016, simpósio organizado pela ICAO e dividido em dois eventos: Fatigue Management Approaches Symposium nos dias 5 e 6 de abril, e FRMS Forum nos dias 7 e 8.
O Brasil teve participação de destaque ao apresentar durante o FRMS Forum o estudo inédito sobre fadiga intitulado “A Scientific Approach to Fatigue Risk Management in the Brazilian Civil Aviation”, fruto de um detalhado trabalho técnico realizado conjuntamente por SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT, com a participação da USP (Universidade de São Paulo) e do IBR (Institutes for Behavior Resources).
Apresentado pelo Cmte. Tulio Rodrigues, Presidente da ASAGOL, o estudo trouxe à tona dados colhidos entre pilotos da aviação civil brasileira, bem como simulações detalhadas baseadas no modelo bio-matemático SAFTE-FAST que propiciaram a análise da exposição ao risco da fadiga ao longo da jornada de trabalho e a proposição de maneiras para sua mitigação.
Oportunidade única, a apresentação do trabalho em um evento de grande visibilidade voltado à comunidade internacional de aviação civil demonstrou a relevância e consistência científica dos estudos desenvolvidos pelas instituições representativas do Brasil.
No último dia do Simpósio a aviação nacional, novamente representada pelo Cmte. Tulio, também esteve presente ao painel apresentado pelo Cmte. Darrell Myers, Presidente da Associação Luxemburguesa de Pilotos de Linha, que debateu a participação dos pilotos na implantação do FRMS (Fatigue Risk Management System) e contou com a presença dos Srs. Antti Tuori (Vice-Presidente do Comitê HUPER da IFALPA), George Karambilas (Cargolux FSAG e ECA FTL Work Group), Don Wycoff (Delta Airlines) e Matthias Baier (Vereinigung Cockpit FTL Group).
O FMAS 2016 foi a primeira etapa de uma sequência internacional de apresentações a serem feitas pelos aeronautas brasileiros, que entre os dias 15 e 18 de abril participam da 71ª Conferência Anual da IFALPA (International Federation of Air Line Pilots´ Associations), onde abordarão o estágio em que se encontram os estudos visando a implantação do FRMS no Brasil.