Menu fechado

CENIPA manifesta apoio ao Projeto Fadigômetro

Destacando o trabalho realizado pelos aeronautas em prol da segurança de voo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) manifestou apoio formal ao Projeto Fadigômetro ao colocar a sua Assessoria de Estudos de Segurança de Voo (AESV) para acompanhar e contribuir com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Nacional da Fadiga Humana (CNFH), apoiadora da pesquisa.
 
O posicionamento do órgão é mais um marco para o projeto, atestando o seu potencial para contribuir com a segurança na aviação brasileira e refletindo, de maneira inequívoca, a seriedade com a qual os aeronautas têm abordado o tema.
 
Tendo a segurança de voo como um de seus propósitos principais, o SNA e as associações ABRAPAC, ASAGOL e ATL, organizadoras do estudo, junto com a Faculdade de Saúde Pública e os Institutos de Física e Biociências da USP, participantes na pesquisa, veem com extrema satisfação o apoio do CENIPA, certos de que a confiança depositada no Projeto Fadigômetro será de grande valia para o seu fortalecimento.
 

Participação da categoria

 
Desde o dia 19 de julho, quando iniciou a coleta de dados, o Fadigômetro já compilou mais de 230.000 horas de jornada.
 
O estudo permitirá aos pesquisadores monitorar o nível de alerta dos tripulantes durante suas jornadas de trabalho, analisar os riscos relativos à fadiga e propor recomendações de segurança para sua mitigação.
 
Mais do que um trabalho das entidades representativas, o Fadigômetro é um agregador da categoria em prol do bem comum, dela dependendo para atingir seu objetivo maior. Por isso a participação de cada aeronauta é fundamental.
 
Contamos com você! Contribua enviando sua escala!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *