Menu fechado

IFALPA: Brasil conclui participação em encontro do comitê HUPER

A delegação brasileira encerrou nesta sexta-feira (28/07) sua participação no encontro do Comitê HUPER (Human Performance) da IFALPA, realizado em Paris, França, entre os dias 26 e 28 de julho.
 
Voltada ao debate de temas referentes à saúde dos pilotos, fatores humanos e treinamento, a mais recente reunião do HUPER teve como tópicos principais o Programa de Assistência ao Piloto, treinamento baseado em evidências e competências, e PBN (Performance Based Navigation).
 
No âmbito da participação brasileira foi reportado o andamento dos trabalhos sobre FRMS (Fatigue Risk Management System) no país, com uma apresentação sobre fadiga e sua relação com limites prescritivos que teve como base o Relatório de FRMS dos Aeronautas.
 
A radiação ionizante em altitude foi outro tópico a receber especial atenção, tendo as contribuições brasileiras motivado a criação de um grupo de trabalho que irá reformular o atual Position Paper da IFALPA sobre o assunto.
 
Os aeronautas brasileiros, representados pelos Cmtes. Tulio Rodrigues e Raul Bocces, também atualizaram os membros do HUPER quanto à recente aprovação da Nova Lei do Aeronauta pelo Poder Legislativo do Brasil, e apresentaram o atual estágio de desenvolvimento do primeiro fadigômetro da aviação civil brasileira. Presentes nos debates realizados durante os três dias de reunião do Comitê, ainda auxiliaram na construção do futuro manual da IFALPA para o Programa de Assistência ao Piloto.
 
Concluída mais uma reunião do HUPER o Brasil, representado pelo SNA com o apoio da ABRAPAC, ASAGOL e ATT, reforça a contribuição que tem dado aos Comitês Técnicos da IFALPA e fortalece sua presença como membro da entidade por meio de um intenso trabalho voltado ao contínuo desenvolvimento da aviação brasileira e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *